Fale com a Margarida

Mande uma mensagem para a Deputada que ela
te responderá em breve.

Gabinetes

Brasília - DF

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 236
CEP 70160-900 Fax: (61) 3215-2236
(61) 3215-3236

Juiz de Fora - MG

Av. Barao do Rio Branco 2370, 1301
Centro - Cep 36016-910
(32) 3236-2857

Fale com a Margarida

Deputada Margarida Salomão confirmada na Conferência Livre da Educação Superior

Tema da Conferência desse ano é a “DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA E DA DEMOCRACIA” 

A deputada federal Margarida Salomão, presidenta da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, participará da Conferência Livre sobre Educação Superior, que será realizada na Universidade Federal de Minas Gerais, a partir das 18h,30 na próxima quarta-feira (28).  Com o tema “EM DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA E DA DEMOCRACIA”, o evento contará com a presença dos ex-ministros da educação Fernando Haddad e Aloísio Mercadante e integra a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018).

“A Universidade Pública está sendo atacada em várias frentes por este governo. Duramente com os cortes no orçamento que serão maiores com a vigência da Emenda Constitucional 95, asfixiando as instituições; e com as tentativas de cercear a autonomia universitária: não nomeando reitor eleito pela comunidade universitária da UFABC ou tentando censurar os cursos e disciplinas em várias instituições, como na UNB. Isso não é por acaso, mas faz parte do contexto de quebra democrática, pois as universidades são, por princípio, espaços de liberdade de pensamento”, explicou a deputada Margarida Salomão.

O Governo utiliza o aparelho do Estado para desmontar a educação superior pública. Por isso, a conferência é um ato político que visa denunciar as atitudes arbitrárias da justiça e da Polícia Federal cometidas na UFSC e na UFMG,  e também a sanha privatista de Temer e seus aliados.

 

WhatsApp Image 2018-03-27 at 10.23.32

Saiba mais

As conferências preparatórias e livres são espaços, autoconvocados e autogeridos, de formação, comunicação e mobilização social para as pessoas dispostas a participar do debate sobre educação e contribuir para a construção da Política Nacional de Educação no contexto da CONAPE.  A organização é feita pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), composto por mais de 30 entidades nacionais.

O objetivo do encontro é promover a difusão e o debate sobre o conteúdo temático do Documento Referência da CONAPE 2018, especialmente os desafios da educação superior e o papel estratégico da universidade no desenvolvimento do país e na garantia da soberania nacional, além de potencializar a divulgação, mobilização e inclusão de novos atores nas etapas ordinárias da CONAPE.

PROGRAMAÇÃO

18h – Acolhimento.
Coordenação dos Trabalhos: Coordenação do FNPE e um/a Representante da UFMG.
19h – Abertura, contextualizando a realização da Conferência Livre da CONAPE 2018 e boas vindas por parte das entidades locais (DCE, Sindifes, APUBH, Sinpro-MG).
19h20 – Intervenções das entidades nacionais com assento no FNPE: UNE, ANPG, CONTEE, PROIFES, FASUBRA, SINASEFE, FORUNDIR, ANPED, ANPAE, ANFOPE, CEDES, ANDIFES, CONIF, FINEDUCA, REDE ESTRADO.
20h20 – Saudação de autoridades presentes (deputados/as federais e ex-ministros presentes).
21h20 – Intervenções do Ex-reitor Jaime e da Reitora Sandra.
21h40 – Fala do Governador Fernando Pimentel.
22h – Agradecimentos e encerramento (Coordenação dos trabalhos).