Fale com a Margarida

Mande uma mensagem para a Deputada que ela
te responderá em breve.

Gabinetes

Brasília - DF

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 236
CEP 70160-900 Fax: (61) 3215-2236
(61) 3215-3236

Juiz de Fora - MG

Av. Barao do Rio Branco 2370, 1301
Centro - Cep 36016-910
(32) 3236-2857

Fale com a Margarida

Em encontro com Pimentel, Margarida assume defesa do desenvolvimento para Zona da Mata

Margarida-Pimentel-Campollina

A deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) participou na manhã desta sexta-feira, 1º de março, do Seminário Rotas para o Futuro – Plano de Desenvolvimento Industrial Regional e Conexão Empresarial, promovido pela Fiemg. O evento contou com a presença do ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

Convidada a falar, Margarida ressaltou a necessidade de a Zona da Mata mineira ser pensada, estrategicamente, como uma região metropolitana. “Um pleito, inclusive muito discutido e muito estudado na Fiemg da Zona da Mata é que pra nós termos um processo consistente de desenvolvimento da nossa região, nós precisamos pensar nessa região em termos metropolitanos. Nós precisamos ter uma concepção estratégica da nossa região, que passa nuclearmente pela sua vocação.” Margarida acredita também que embora algumas obras em Juiz de Fora sejam importantes, como a transposição rodoferroviária e a criação de um anel para o transporte de cargas, o desenvolvimento regional depende de ações que englobem toda a Zona da Mata. “É fundamental viabilizar o Aeroporto Regional da Zona da Mata.”

Margarida salientou que, no projeto orçamentário para 2013, que está para ser votado na Câmara na próxima semana — há previsão de aprovação até a próxima quarta-feira, 6 de março — há a provisão de quase R$ 2 bilhões para investir em aeroportos do Brasil. “Além da questão da acessibilidade, vamos viabilizar esse aeroporto de fato. Porque ele significa que toda essa região, além de Juiz de Fora, vai poder sediar indústrias.Vamos poder retomar o papel de liderança que essa região já ocupou em Minas Gerais. Há 80 anos, a região contribuía com 40% da riqueza do Estado; hoje, não chega a 8%. Então, nós precisamos de uma ação estruturante, de impacto. E eu conto com o nosso ministro Fernando Pimentel, para que a gente possa fazer essa virada.”

Em sua palestra, o ministro Fernando Pimentel orientou que as indústrias de Minas Gerais e da Zona da Mata aproveitem as chances de desenvolvimentos criadas pelo Governo Federal. Ele ilustrou o momento da economia do país como um avião em pleno voo, cujas turbinas dão impulso ao crescimento da indústria no Brasil são as mesmas que devem contribuir pelas empresas. “As commodities, o PAC [Plano de Aceleração do Crescimento], o consumo de massa e o Minha Casa, Minha Vida. Os empresários têm que buscar oportunidades nesses quatro pontos e, a partir deles, acompanhar o desenvolvimento do Brasil e crescer.”

Margarida vai buscar recursos para obras viárias em JF

Margarida Salomão reuniu-se, também nesta manhã, com o prefeito Bruno Siqueira e com o deputado federal Marcus Pestana (PSDB-MG). O principal assunto abordado foi a execução de um conjunto de obras viárias em Juiz de Fora e a liberação de recursos para esse projeto.

A intenção é conseguir colocar essas obras dentro das realizações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Isso garantiria a execução das mesmas com maior facilidade, sem a necessidade buscar, ano a ano, emendas ao Orçamento. Do encontro, ficou acordado que Margarida será responsável por entrar em contato com o secretário-executivo do programa, Maurício Muniz, para conseguir a inclusão dos projetos no PAC. Contudo, ressaltou que ainda vai lutar pelas obras de transposição da linha férrea em Juiz de Fora. “Esse é um projeto grandioso porque dá a Juiz de Fora e região, a possibilidade de reconquistar a importância que elas tanto merecem e que foi perdida”.