Fale com a Margarida

Mande uma mensagem para a Deputada que ela
te responderá em breve.

Gabinetes

Brasília - DF

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 236
CEP 70160-900 (61) 3215-5236 dep.margaridasalomao@camara.leg.br

Juiz de Fora - MG

Av. Barao do Rio Branco 2370, 1301
Centro - Cep 36016-910
(32) 3236-2857

BELO HORIZONTE - MG
Avenida Barbacena, 1018, sala 805, Santo Agostinho CEP 30190-131
(31) 3504-9736 margaridasalomao.assbh@gmail.com

Fale com a Margarida

Estudante da UFJF é eleita para a executiva da UNE

Mirelly Cardoso

A estudante do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mirelly Cardoso, foi eleita Diretora de Políticas Educacionais da União Nacional dos Estudantes. A cadeira é uma das mais importantes da entidade, pois trata diretamente da questão da Educação. A eleição ocorreu no último final de semana, durante o Congresso da UNE (Conune), em Goiânia. Mirelly sucede o também mineiro Estevão Cruz.

A Diretoria de Políticas Educacionais da UNE contribuirá para a definição dos novos rumos para a Educação no Brasil. No próximo ano, é esta diretoria que representa a UNE no Eixo 4, sobre a qualidade do ensino, no Fórum Nacional da Educação. “Esta é uma questão muito importante, dada a expansão pela qual vem passando o Ensino Superior no Brasil, em especial o ensino público. Precisamos garantir que o ensino público continue acolhendo a todos e mantendo sua qualidade.” O fórum deverá consolidar as políticas do Plano Nacional da Educação, em processo de criação.

Com a nova função, Mirelly deverá cumprir agendas de trabalho, principalmente, nas cidades de São Paulo e Brasília. Sua intenção, no entanto, é possibilitar que as discussões políticas perpassem também por Minas Gerais e por outras regiões do Brasil. “Temos que discutir as regiões para conhecer melhor as necessidades de cada uma delas.”

A eleição da estudante da UFJF dá visibilidade nacional à cidade de Juiz de Fora no movimento estudantil. “É um grande ganho político para Juiz de Fora e para o Estado de Minas Gerais. Isto mostra também que nossa região tem um movimento estudantil e político organizado, que está à frente de processos de mobilização social e de lutas importantes.”

A representatividade feminina na alta cúpula da UNE é outro fator que merece ser destacado. “É prioritário para várias forças do movimento estudantil que as mulheres sejam enpoderadas no espaço da política. As mulheres estão alcançando seus degraus e também estão sendo criadas mais políticas para as mulheres. Mas isto ainda não reflete todo o avanço que ainda precisamos ter nesse sentido.”

A deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) cumprimenta a estudante pela eleição. “É muito satisfatório ver uma representação mineira e feminina na executiva da UNE. Isso mostra que o movimento estudantil juiz-forano segue vivo e ressoante. Ressalto a importância de os estudantes darem sua contribuição aos debates sobre educação. É essencial que as vozes de todos os interessados sejam ouvidas para a tomada decisões. Saber que uma dessas vozes virá da nossa cidade é uma ótima notícia.”