Fale com a Margarida

Mande uma mensagem para a Deputada que ela
te responderá em breve.

Gabinetes

Brasília - DF

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 236
CEP 70160-900 (61) 3215-5236 dep.margaridasalomao@camara.leg.br

Juiz de Fora - MG

Av. Barao do Rio Branco 2370, 1301
Centro - Cep 36016-910
(32) 3236-2857

BELO HORIZONTE - MG
Avenida Barbacena, 1018, sala 805, Santo Agostinho CEP 30190-131
(31) 3504-9736 margaridasalomao.assbh@gmail.com

Fale com a Margarida

Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais é retomada

“Mesmo em um momento de muita dificuldade, de austeridade, vamos trabalhar pela manutenção do orçamento das Universidades Federais. Passamos por um processo de ampliação destas instituições que foi fundamental para a educação superior deste país. Todos nós somos trabalhadores nesta grande obra de construção das universidades brasileiras, que se iniciou tardiamente, mas que hoje encontra-se interiorizada e de acesso democrático”, afirmou a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) na manhã desta quarta-feira (11/03), no relançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais.

A frente é coordenada pela deputada mineira, que foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), com apoio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). “É oportuno saudar a Andifes e os reitores de todo o país pelo papel que tiveram nesse ciclo de expansão e fortalecimento das universidades nesses últimos 12 anos. Agora, precisamos consolidar os investimentos em curso e à luz do PNE (Plano Nacional de Educação) implementar um novo ciclo de acesso ao ensino superior no Brasil. Para tanto, é preciso que o Congresso Nacional faça seu dever de casa, aprovando o Orçamento Geral da União”, disse a senadora.

“As Universidades Federais são estratégicas para o desenvolvimento do país por serem as principais produtoras de ciência, tecnologia e inovação, instrumentos eficazes para superação das desigualdades regionais. Temos no nosso Congresso parlamentares que se interessam pelo tema e as universidades terão na Frente Parlamentar mais um canal de intervenção no ambiente político”, destacou o presidente da Andifes, Targino de Araújo, reitor da Universidade Federal de São Carlo (UFSCar).

Durante o café da manhã promovido pela Andifes e pelo mandato da senadora Fátima e da Deputada Margarida, cerca de 70 parlamentares e 40 reitores trataram dos principais tópicos envolvidos na criação da Frente: a ampliação, a interiorização, a melhoria das condições de trabalho e o impacto das universidades federais no cotidiano da sociedade brasileira.

andifes_face