Fale com a Margarida

Mande uma mensagem para a Deputada que ela
te responderá em breve.

Gabinetes

Brasília - DF

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 236,
(61) 3215-5236 - dep.margaridasalomao@camara.leg.br

Juiz de Fora - MG

Av. Rio Branco 2370, 1301, (32) 3236-2857

Belo Horizonte - MG

Avenida Barbacena, 1018, sala 805, (31) 3504-9736
margaridasalomao.assbh@gmail.com

Fale com a Margarida

Gestão pública para mudar vidas

Reitor e pró-reitor do IF Sudeste em reunião com Margarida (Aloísio ao fundo) O ano era 2002. O Brasil vivia uma crise econômica imensa, agravada pela politica econômica neoliberal dos Governos FHC. Apesar de ser o primeiro ano do Governo Lula, não havia recursos para expansão das vagas. A Universidade ainda era um espaço reservado às elites.  Margarida liderou o esforço para a criação dos novos cursos de Engenharia da Produção e Turismo, além de ter multiplicado multiplicar por quatro as vagas de curso noturnos, para garantir o acesso à UFJF da população trabalhadora.

Quando falta dinheiro, precisa sobrar criatividade. Era preciso inovação para solucionar os problemas cotidianos da comunidade universitária. Muitas vezes, as questões dependem de simples atos da gestão pública. Mas são esses atos que mudam a vida das pessoas. Como alguém consegue se concentrar nos estudos se está com a barriga vazia? Margarida resolveu esse problema com uma medida simples: abrindo as cantinas para oferecer jantares pagos com o tíquete do restaurante universitário.

“Eu trabalhava durante o dia e ia direto para a Universidade. Me formei na segunda turma da engenharia elétrica noturno. Naquela época, o ônibus inclusive nem chegava até o Instituto de Ciências Exatas (ICE).Eu chegava do trabalho direto para a cantina do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), comia e ai subia para o ICE. Isso foi fundamental para eu ter concluído meu curso. Tenho que agradecer à Margarida. Eu consegui me formar em função muito em função dessa possibilidade de jantar na UFJF. Fiz questão de fazer um agradecimento pessoal à professora Margarida quando estive junto com o reitor do IF Sudeste, Charles Okama, em Brasília numa reunião. Sou um defensor de ações inclusivas porque tenho a real dimensão do impacto que isso têm na vida das pessoas”, finaliza o atual pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto federal de Juiz de Fora, Aluísio de Oliveira.

© Copyright 2013 — Deputada Federal Margarida Salomão. Todos os direitos reservados.

Web by