Fale com a Margarida

Mande uma mensagem para a Deputada que ela
te responderá em breve.

Gabinetes

Brasília - DF

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 236
CEP 70160-900 Fax: (61) 3215-2236
(61) 3215-3236

Juiz de Fora - MG

Av. Barao do Rio Branco 2370, 1301
Centro - Cep 36016-910
(32) 3236-2857

Fale com a Margarida

Inovação para construir uma cidade melhor

Juiz de Fora é uma cidade com um histórico de pioneirismo, mas que está estagnada num grande marasmo econômico. Ex-reitora, deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) quer mudar esse cenário com um sistema inovador: aproximar ensino superior da gestão pública para ampliar participação e estimular inovação.

“Infelizmente, a separação é muito grande entre a cidade e a universidade. É uma das nossas prioridades aproximar a cidade de Juiz de Fora do grande sistema universitário nela sediado, seja a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da qual fui reitora, seja a IF-Sudeste ou a grande rede particular de ensino que se constituiu no entorno das instituições públicas. Todas elas agregam competências, experiências políticas e científicas que muito têm a acrescentar à vida da cidade. Pela minha experiência universitária, sei que a questão da inovação é central. Não só a inovação tecnológica, mas a inovação social e política. ”

20160815-inovação

 

 

Experiência para liderar

Margarida Salomão foi reitora por dois mandatos, entre 1998 e 2006, numa época em que não havia abundância de recursos, usou de muita criatividade para aumentar a segurança no Campus e criar os cursos noturnos. “Quando se tem muitos recursos financeiros é necessário inteligência, criatividade e inovação. Com os cursos noturnos e com os projetos sociais, como o Domingo no Campus e o Boa Vizinhança, fizemos com que a comunidade que mora ao redor do campus tivesse uma relação de pertencimento com a Universidade. Dessa forma, eles perceberam que aquele espaço era deles também. É crucial fazer isso num período de crise como o atual”.

A experiência adquirida como deputada federal e o contexto político de um golpe parlamentar que exige uma resposta democrática das forças progressistas e faz das eleições municipais um momento privilegiado para a discussão sobre política no Brasil. “A experiência na Câmara é muito rica. Mesmo com os pontos negativos, ela permite conhecer por dentro a tragédia que é o atual sistema político brasileiro, mas também oferece uma visão nacional e permite, particularmente, entender a situação do município dentro do pacto federativo.