Fale com a Margarida

Mande uma mensagem para a Deputada que ela
te responderá em breve.

Gabinetes

Brasília - DF

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 236
CEP 70160-900 Fax: (61) 3215-2236
(61) 3215-3236

Juiz de Fora - MG

Av. Barao do Rio Branco 2370, 1301
Centro - Cep 36016-910
(32) 3236-2857

Fale com a Margarida

Margarida conversa com trabalhadores da UBS de São Pedro

Funcionários e conselheiros da Unidade Básica de Saúde de São Pedro solicitaram apoio da deputada Margarida Salomão para reforma e ampliação da unidade. Em visita ao prédio, nesta sexta-feira (28), a parlamentar testemunhou a precariedade das instalações assim como a necessidade de ampliação do quadro profissional.  A gerente Vanderléia Soeli de Barros Zampier calcula uma área de cobertura assistencial correspondente a 20 bairros com aproximadamente 50 mil pessoas. Em função da proximidade com a UFJF, os estudantes costumam procurar o local para atendimento.

A saúde foi o setor que mais recebeu recursos em emendas parlamentares da deputada. Só em Juiz de Fora foram R$ 10,3 milhões para toda rede. Para a atenção básica foram R$ 3,49 milhões, investidos em reformas, custeio e equipamentos. A deputada percorre os bairros, ouve lideranças comunitárias e conselheiros para definir como os recursos  devem ser indicados, a exemplo do que fez nesta sexta-feira.

WhatsApp Image 2018-07-02 at 17.18.16

Situação da unidade

Uma sala de vacina, uma de curativo, de medicamentos, dez consultórios, almoxarifado, salão de reuniões construído pela UFJF estão distribuídos em dois pavimentos da UBS de São Pedro. Apenas dois dos dez consultórios encontram-se no térreo, o que dificulta o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção. A ideia é transferir todos para o primeiro andar. Só uma parte do imóvel possui forro, as paredes estão mofadas, vários pontos do piso antiderrapante estão soltas e a escada não possui corrimão. O público só dispõe de um banheiro. A gerente da UBS, enfermeira Vanderléia Soeli de Barros Zampier, também trabalha com uma equipe reduzida. São dois médicos e uma enfermeira do Programa Saúde da Família (40 horas), um clínico geral, dois pediatras, um assistente social, quatro técnicos de enfermagem, uma servidora da limpeza, uma recepcionista e sete agentes comunitários. Acadêmicos da UFJF fazem residência na unidade.