Fale com a Margarida

Mande uma mensagem para a Deputada que ela
te responderá em breve.

Gabinetes

Brasília - DF

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 236,
(61) 3215-5236 - dep.margaridasalomao@camara.leg.br

Juiz de Fora - MG

Av. Rio Branco 2370, 1301, (32) 3236-2857

BELO HORIZONTE - MG
Avenida Barbacena, 1018, sala 805, (31) 3504-9736 margaridasalomao.assbh@gmail.com

Fale com a Margarida

Margarida fala sobre mulheres na política à Rádio PT

Margarida na região

A deputada federal Margarida Salomão deu entrevista à Rádio PT sobre a necessidade de ser aumentada a representação feminina no Congresso brasileiro. Margarida considerou indispensável o lançamento da campanha Mais Mulheres na Política. “Se nós considerarmos que o Congresso deve com maior verossimilhança, com a maior amplitude, refletir a sociedade, eu acho que é indiscutível que as mulheres estão absurdamente subrepresentadas. De fato, nós só vamos ter uma mudança efetiva nesta situação se houver medidas que favoreçam esta mudança, como, por exemplo, a Reforma Política.”

A parlamentar acredita que se o financiamento privado de campanha perdurar, é difícil que a atual proporção de mulheres no Congresso suba dos atuais 8,7%. “Há quem pense que este número, que já é aterrador, pode inclusive ser reduzido na próxima eleição, por força da prevalência do poder econômica e das práticas que, em geral, desfavorecem as mulheres nestas posições institucionais. Porque, fora isso, é indiscutível que elas tenham uma presença decisiva na cena política: nos sindicatos, nos movimentos sociais e até mesmo nas campanhas partidárias. O que nós precisamos é que elas não apenas participem da política, mas que elas estejam presentes no cenário do poder.”

Margarida falou ainda do esforço que o Partido dos Trabalhadores tem feito em garantir que as candidaturas femininas sejam, de fato, viáveis. “Enquanto a política for, no campo da decisão, o mundo dos homens, vai ser muito difícil que a população brasileira seja melhor representada.” Segundo dados da Cartilha Mais Mulher na Política, da Procuradoria Especial da Mulher no Senado, o Brasil o ocupa o 156º lugar no ranking de representação feminina entre 188 países.

Para ouvir a entrevista, acesse nosso canal de áudios.