Fale com a Margarida

Mande uma mensagem para a Deputada que ela
te responderá em breve.

Gabinetes

Brasília - DF

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 236
CEP 70160-900 Fax: (61) 3215-2236
(61) 3215-3236

Juiz de Fora - MG

Av. Barao do Rio Branco 2370, 1301
Centro - Cep 36016-910
(32) 3236-2857

Fale com a Margarida

Margarida Salomão apoia curso de formação política da UFJF

Os participantes do Curso de Extensão da UFJF em Formação Política, encerrado neste sábado (30), receberam da deputada Margarida Salomão pedido para que repassem o conhecimento que obtiveram a outras pessoas. Margarida alertou que muitos não sabem a quem encaminhar suas demandas e fazem aos parlamentares reivindicações que cabem ao Executivo. “Esse conhecimento é necessário para a conquista da cidadania”, afirmou.

A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia de Souza Coimbra, observou que os 19 participantes que receberam certificado de conclusão tiveram acesso a informações que lhes permitirão interpretar melhor o mundo, o que contribuirá para agirem sobre ele e mudá-lo. O diretor de Imagem Institucional da UFJF e coordenador do projeto, Márcio Guerra, também ressaltou a importância do compartilhamento do conhecimento e do incentivo a participação da comunidade no processo político eleitoral.

WhatsApp Image 2018-07-02 at 16.45.05

O curso, com 60 horas de duração, foi concluído com palestra do professor Orlando Lyra de Carvalho Júnior sobre Dilemas Institucionais do Brasil Contemporâneo, com discussões sobre o fenômeno da judicialização da política no Brasil a partir de suas implicações com o constitucionalismo e o pluralismo.

Durante os quatro meses de trabalho foram abordados o funcionamento dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e a interface da política com os mais variados setores: saúde, educação, religião, segurança, comunicação, economia solidária. Também foram apresentadas estratégias de marketing, dinâmica do sistema político brasileiro, o funcionamento dos partidos políticos. Os participantes foram conscientizados sobre como a política interfere na vida da população e como pode ser usada para o bem comum. Um público diversificado participou das atividades: vereador, candidato a deputado estadual, assessores parlamentares, funcionários da UFJF, jornalistas, líderes comunitários, entre outros, assistiram às palestras e se envolveram com os debates.

Márcio Guerra agradeceu os professores Paulo Roberto Leal e Flávio Galone pela contribuição ao programa pedagógico elaborado para o curso, assim como a Rita Nassif que assessorou os trabalhos.