Fale com a Margarida

Mande uma mensagem para a Deputada que ela
te responderá em breve.

Gabinetes

Brasília - DF

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 236,
(61) 3215-5236 - dep.margaridasalomao@camara.leg.br

Juiz de Fora - MG

Av. Rio Branco 2370, 1301, (32) 3236-2857

BELO HORIZONTE - MG
Avenida Barbacena, 1018, sala 805, (31) 3504-9736 margaridasalomao.assbh@gmail.com

Fale com a Margarida

Margarida Salomão apoia e participa do encerramento do 3º Ideas for Milk

A deputada federal Margarida Salomão participou da cerimonia de encerramento da 3ª edição do Vacathon, uma maratona de programação voltada para soluções inovadoras na produção leiteira, na última sexta-feira (01). O evento é apoiado pelas emendas da deputada federal Margarida Salomão, que indicou R$ 419 mil para a Embrapa. Os recursos serão utilizados no projeto Residência Zootécnica Digital que envolve também outros cinco projetos com alunos de graduação e pós-graduação de várias universidades da região.

“A grande coisa que conseguimos aqui são as parcerias com as Universidades. E essa sinergia é boa demais. A nova riqueza do mundo é conhecimento. Aqui, estamos produzindo muita riqueza. Esse é um investimento que vale a pena”, destacou a parlamentar.

 

Conheça os cinco primeiros colocados:
– Esalq/USP e IF São Paulo (Piracicaba-SP), que a apresentou a solução Milcup – 1º Colocado;

– IF Sudeste campus Juiz de Fora (MG), que a apresentou a solução Eletromilk – 2º Colocado;

– UEG (Goiânia-GO), que a apresentou a solução Nutrimilk – 3º Colocado;

– PUC Minas – Belo Horizonte (MG), que a apresentou a solução Muu Bank – 4º Colocado;

– UFSM (Santa Maria-RS), que a apresentou a solução Zeitt – 5º Colocado.

Esta é a terceira edição do Vacathon. Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, os trabalhos dos estudantes têm ficado cada mais criativos e próximos da realidade da pecuária de leite nacional. As propostas versam sobre seleção de mão de obra, nutrição animal, qualidade do leite e mastite, comércio de produtos lácteos etc (veja tabela abaixo as equipes e soluções em ordem alfabética).

No período em que as equipes ficaram desenvolvendo os projetos, os estudantes receberam a mentoria de pesquisadores da Embrapa e representantes das empresas parceiras. Além disso, participaram de dois bootcamps (campo de treinamento): o primeiro, no campo experimental da Embrapa Gado de Leite, onde conheceram diferentes sistemas de produção e aspectos de uma fazenda leiteira. Depois visitaram um laticínio (Instituto de Laticínios Cândido Tostes).

O Vacathon faz parte do Ideas for Milk, evento criado pela Embrapa Gado de Leite com a proposta de fomentar um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e setor produtivo. O objetivo é que os estudantes tenham contato com a atividade rural e criem startups voltadas para os problemas da produção leiteira. Segundo o chefe de Transferência e Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Bruno Carvalho, “as startups voltadas para o agronegócio (agtechs) chamam atenção de investidores, pois esse é um mercado de baixa concorrência, que gera muita riqueza”.