Fale com a Margarida

Mande uma mensagem para a Deputada que ela
te responderá em breve.

Gabinetes

Brasília - DF

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 236,
(61) 3215-5236 - dep.margaridasalomao@camara.leg.br

Juiz de Fora - MG

Av. Rio Branco 2370, 1301, (32) 3236-2857

BELO HORIZONTE - MG
Avenida Barbacena, 1018, sala 805, (31) 3504-9736 margaridasalomao.assbh@gmail.com

Fale com a Margarida

Margarida Salomão apoia oficina de Tambor Mineiro

Nesta quinta-feira (08), serão iniciadas as aulas da oficina de Tambor Mineiro realizada com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) e o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O projeto é desenvolvido em parceria com a Associação de Apoio a Crianças e Idosos (AACI), onde as atividades vão acontecer.

Nas aulas, os alunos terão contato com a cultura do tambor, com os ritmos e toques específicos de Minas, principalmente do congado, e músicas tradicionais do cancioneiro popular brasileiro, além de trabalho corporal e vocal vinculados ao instrumento. Serão oferecidas 20 vagas e não é necessário ter conhecimento musical.

Os encontros acontecerão sempre às quintas-feiras das 14h às 16h e devem terminar no dia 29 de outubro. A oficina será ministrada por Lucas Soares que, além de músico, professor e produtor, também coordena o “Ingoma”, um grupo que pesquisa que difunde a cultura do tambor e do congado mineiros há mais de oito anos.“Nosso foco é manter contato com movimentos sociais e populares para usar a arte e a cultura como agentes transformadores da realidade dos indivíduos. Queremos, com a oficina, deixar um legado para os jovens. Tentar buscar a realidade das pessoas que irão participar e adaptar nossa metodologia a essa realidade. A música é uma das principais formas de expressão e individualidade”, complementa o professor.

Para a coordenadora da AACI, Maria Rita Galone da Rosa, a oficina é uma oportunidade de promover a integração e socialização dos jovens. “A Associação se sente privilegiada em ter parceiros que possam contribuir com as crianças assistidas. A Margarida, através de sua sensibilidade, contribui com esses projetos de formação cidadã. No ano passado, por meio de verba parlamentar destinada à AACI, foi possível trabalharmos com oficinas de teatro e artesanato em MDF; a equipe produziu uma história que foi encenada pelos nossos adolescentes. É impressionante como os jovens gostam dessas atividades e o quanto elas são importantes para o desenvolvimento cognitivo, para a socialização e para a autoestima”.

A AACI fica na rua Doutor Dias da Cruz, nº 53, Bairro Nova Era, e outras informações podem ser obtidas pelo telefone 32-3223-5917.