Margarida Salomão busca recursos para Juiz de Fora em Belo Horizonte
A prefeita eleita de Juiz de Fora Margarida Salomão (PT) reuniu-se com lideranças políticas e empresarias nesta terça-feira em Belo Horizonte. “Hoje foi um dia muito produtivo. Tive várias reuniões, com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus, com o secretário estadual de saúde, Carlos Eduardo Amaral e o governador Romeu Zema . Um dia muito produtivo, no sentido de abrir novas perspectivas políticas na relação entre o estado de Minas Gerais e a nossa cidade a bem de toda população. Discutimos as obrigações éticas de colaborarmos em favor de toda Zona da Mata” destacou Margarida.

A prefeita eleita encontrou-se com o governador Romeu Zema (Novo), que reafirmou o compromisso de o governo estadual estar à disposição de Juiz de Fora, a fim de alavancar o desenvolvimento na região e auxiliar no combate à pandemia. Também se encontrou com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), e com o deputado estadual Noraldino Júnior (PSC) a fim de estreitar sua relação com o Poder Legislativo mineiro.
Margarida Salomão e a futura secretária de saúde de Juiz de Fora, Ana Pimentel, estiveram reunidas também na tarde desta terça-feira (15) com o secretário estadual de saúde, Carlos Eduardo Amaral, para dialogar sobre o plano de enfrentamento à pandemia.
Inovação gerando desenvolvimento econômico
Margarida também se reuniu também com o cônsul britânico, Lucas Brown, que apresentou os representantes da empresa britânica OXIS Energy S/A, Enzo Pasquali e Rodrigo Esteves. Na ocasião, os agentes da empresa apresentaram o processo de instalação da fábrica de células de bateria de lítio-enxofre em Juiz de Fora.
A OXIS Energy S/A será a primeira a fábrica no Brasil e a segunda no Hemisfério Sul a trabalhar com essa montagem. A previsão para o início das operações é 2023.
A empresa será implementada dentro do parque industrial da Mercedes-Benz. Um dos primeiros produtos focados pela OXIS Brasil, será as células, que são componentes das baterias de lítio-enxofre, como as utilizadas em veículos elétricos. Além do segmento de mobilidade, a fábrica atenderá indústrias de defesa e aeroespacial – de tripulados e não tripulados – drones, transporte público, entre várias outras.
A opção por Juiz de Fora ocorreu em função da possibilidade de integração com o parque universitário da cidade e a formação de trabalhadores qualificados. Tendo em vista a vocação científica e o potencial de inovação presente na cidade, Margarida propôs que a Oxys não apenas faça a montagem das peças na nova fábrica, mas também invista em tecnologia e produza as peças na cidade.

Leia também:

Margarida anuncia R$ 250 mil para construção da UBS do Parque Independência
