Margarida Salomão defende retomada do projeto do contorno ferroviário em Juiz de Fora
A deputada federal Margarida Salomão defendeu a retomada do projeto do contorno ferroviário em Juiz de Fora, nesta segunda-feira (19), durante a audiência pública sobre a possibilidade de renovação da concessão do direito de uso da linha férrea para a MRS Logística. “Acredito que uma parceria público-privada poderia, neste caso, ser a solução da agonia que todos os juiz-foranos e juiz-foranas passam diariamente. Essa seria uma resposta moderna e de alto impacto para a mobilidade urbana: o uso da linha dentro da cidade para transporte de passageiros e transporte de cargas feito por meio de um anel ferroviário, a ser construído. Me coloco como uma interlocutora nesse processo junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Quero reforçar o meu compromisso com a cidade, com a Câmara e com todos os envolvidos para resolver essa questão que tanto aflige a nós”, destacou a parlamentar.
No âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI), a concessionária pleiteia, desde 2017, junto à ANTT, a prorrogação antecipada por 30 anos do acordo em vigência, cujo término ocorre em dezembro de 2026. A extensão teria valor de outorga na ordem de R$ 2,075 bilhões.

“A prorrogação antecipada da concessão não me preocupa. O que me preocupa é a falta de contrapartidas para uma situação muito onerosa para Juiz de Fora, que é a travessia da cidade pelo transporte ferroviário de cargas. Precisamos de uma solução que não seja cosmética”, destacou a deputada.
A audiência foi convocada pelo vereador Juraci Scheffer e contou com a presença de vereadores, líderes comunitários, secretários de Governo e representantes da empresa e da Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Leia também:

Margarida anuncia R$ 2 milhões para pavimentação e drenagem
