Fale com a Margarida

Mande uma mensagem para a Deputada que ela
te responderá em breve.

Gabinetes

Brasília - DF

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 236
CEP 70160-900 Fax: (61) 3215-2236
(61) 3215-3236

Juiz de Fora - MG

Av. Barao do Rio Branco 2370, 1301
Centro - Cep 36016-910
(32) 3236-2857

Fale com a Margarida

Margarida Salomão participa de encerramento do 1ª curso de especialização em Inteligência do Futuro

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 290/13 foi considerada um marco histórico na elaboração do trabalho “Metodologia Fiocruz de Inteligência de Futuro: Uma construção a partir das discussões no âmbito do Congresso Nacional sobre mudanças nos marcos legais para Ciência, Tecnologia, Inovação e Pós-Graduação”. A PEC é de autoria da deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) e se transformou na Emenda Constitucional 85/14 depois de sua aprovação. Segundo avaliação dos pesquisadores, além de estimular o desenvolvimento científico, ela insere definitivamente a inovação na Constituição Federal e posiciona o assunto no foco de interesse do país.

A deputada participou da apresentação final do trabalho, nesta segunda-feira (30), em Brasília. Em sua fala, ressaltou a importância de ser aprovado o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (PL 2177/11), que regulamenta a Ementa Constitucional 85 e permite que ela vire realidade.

Além disso, Margarida afirmou a necessidade da formação de uma massa crítica e uma reforma profunda na educação e pesquisa para o desenvolvimento do Brasil. “Um país líder mundial em ciência e inovação é um país com universidade de massa. A produção cientifica é fundamentalmente resultado da inteligência social. Temos que massificar a inteligência no Brasil. Para termos craques na educação, precisamos ter universidades interiorizadas, massificadas, diversificadas e que tenham como missão a tarefa de realizar uma profunda revolução pedagógica. Se continuarmos com o modelo escola que temos, é muito improvável que nós cheguemos a viver a situação para a qual o código de ciência nos catapulta”, completou.

Ao final, a deputada agradeceu o espaço e a oportunidade de ouvir sobre o projeto, afirmando que saiu mais otimista do encontro. “Em um ambiente de muita complexidade, um trabalho como esse me deixa esperançosa de que nós, de fato, viremos a ter uma ciência e uma tecnologia e inovação de padrão mundial”, disse.

O trabalho foi apresentado durante do Seminário de encerramento do 1ª curso de especialização em Inteligência do Futuro, no auditório externo da Fiocruz, em Brasília. Os dezoito alunos que realizaram o projeto foram orientados pelo Professor da Fiocruz, Wagner de Jesus Martins.

DSC08279