Fale com a Margarida

Mande uma mensagem para a Deputada que ela
te responderá em breve.

Gabinetes

Brasília - DF

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 236
CEP 70160-900 Fax: (61) 3215-2236
(61) 3215-3236

Juiz de Fora - MG

Av. Barao do Rio Branco 2370, 1301
Centro - Cep 36016-910
(32) 3236-2857

Fale com a Margarida

Oficina de artesanato entusiasma moradores do bairro Santo Antônio

Promover a integração social e fomentar a economia popular: esse é o objetivo da Oficina de Artesanato em MDF, que teve início na tarde de quinta-feira (12), no bairro Santo Antônio, em Juiz de Fora. A iniciativa foi viabilizada através de recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) e tem o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O entusiasmo em aprender um novo ofício era evidente nos semblantes das 25 mulheres que participaram da aula inaugural, que aconteceu no salão paroquial da Igreja do Divino Espírito Santo – onde estão previstos para ocorrer os outros três encontros, sempre às quintas-feiras, das 15h às 18h. Todas as alunas receberão certificado no final do curso.


“Esta é uma excelente oportunidade para as pessoas da comunidade aprenderem coisas novas e complementarem suas rendas com isso, principalmente agora, que é final de ano, uma época que esquenta mais o mercado e facilita a geração de renda”, afirmou a líder comunitária Zeneides Barbosa.

As aulas serão ministradas pela artesã Renata de Paiva Castro, que enfatizou a influência destes minicursos na economia de bairros e comunidades. “Fico muito feliz de estar aqui porque conheço pessoas que já fizeram oficinas outras vezes comigo e hoje estão bem, complementando sua renda com o artesanato. Até porque essas caixas de MDF são muito práticas e versáteis, o que facilita na hora de agregar valor ao produto. Essa é uma oportunidade para que as pessoas aprendam e possam crescer com suas próprias pernas, pela renda gerada com o artesanato”.

O projeto é coordenado pelo professor da Faculdade de Comunicação da UFJF, Márcio Guerra e, segundo ele, o principal foco da iniciativa é a mobilização dos moradores em prol do bem estar da comunidade. “A nossa política tem como princípio investir em gente. No ano passado, por exemplo, fizemos uma oficina reunindo crianças e adolescentes de bairros que têm brigas de gangues e todos esses conflitos. Foi muito bacana quando todos passaram a brincar juntos, a se respeitarem. É esse o nosso espírito de integração social”.

Emocionada, Zeneides destacou a importância do apoio recebido pela comunidade e se disse honrada em participar diretamente das oficinas. “Sem a ajuda da emenda parlamentar, a gente não conseguiria realizar o projeto. Este apoio da Margarida é mais uma prova da atuação que ela tem dentro das comunidades, principalmente as que mais necessitam”, finalizou.