Fale com a Margarida

Mande uma mensagem para a Deputada que ela
te responderá em breve.

Gabinetes

Brasília - DF

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 236
CEP 70160-900 Fax: (61) 3215-2236
(61) 3215-3236

Juiz de Fora - MG

Av. Barao do Rio Branco 2370, 1301
Centro - Cep 36016-910
(32) 3236-2857

Fale com a Margarida

Oficina ensina técnicas sustentáveis para moradores da Zona Norte de Juiz de Fora

Nesta sexta-feira, 06, a partir das 14h, a Associação de Apoio a Crianças e Idosos (AACI) encerrará a oficina “Saberes aos Sabores Naturais” com a entrega de certificados para os participantes. Durante oito encontros semanais, os alunos aprenderam técnicas para implantação de hortas domésticas, produção de remédios caseiros, produção de alimentos com plantas nutritivas e
não convencionais, transformação de lixo orgânico em adubo e de óleo usado em sabão.

“É muito importante este projeto ser realizado em uma área considerada de vulnerabilidade social e ser aberto ao público. Além de ajudar a resgatar o conhecimento popular dos alimentos e plantas medicinais, vamos indicar todos os benefícios que eles proporcionam ao serem consumidos da maneira correta”, destaca o biólogo, analista ambiental e professor, Raphael Guerra Deotti.

Bruno Esteves Condé, biólogo, consultor ambiental e professor PhD em Biologia Química, que também ministrou o curso, ressalta a importância desta iniciativa. “A oficina teve atividades dinâmicas e práticas que contribuíram no sentido de economia, conhecimento, alternativa alimentar e potencial medicinal, tudo com base em normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e conhecimentos científicos. Ensinamos o uso de plantas medicinais de forma segura a partir dos ensinamentos dos quilombolas e indígenas. Muito mais do que uma proposta de resgate cultural, mas, também, de sustentabilidade e de motivação”.

E foi justamente por causa desse resgate dos ensinamentos indígenas que Nádia Rezende resolveu participar da oficina. Natural de São Gabriel da Cachoeira, no Estado do Amazonas, ela deseja repassar para seus parentes o que aprendeu com Raphael e Bruno. “Sou índia e minha família mora toda lá (São Gabriel da Cachoeira-AM). Quero passar todas essas informações para eles, porque plantam tudo que a gente está aprendendo. Vou ligar para eles e falar como têm que fazer”, comentou.

Durante as oito semanas, os participantes aprenderam a plantar, colher e consumir alimentos como alecrim, hortelã, manjericão, sálvia, capim-limão, couve, pepino, entre outros. A oficina dos “Saberes aos Sabores Naturais” é mais um projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com recursos de emenda parlamentar da ex-reitora e atual deputada federal Margarida Salomão (PT/MG).

A AACI está localizada na Rua Dias da Cruz, nº 53, bairro Nova Era.

Alunos cortando alimentos  Alunos cortando alimentos para fabricação de adubo