Fale com a Margarida

Mande uma mensagem para a Deputada que ela
te responderá em breve.

Gabinetes

Brasília - DF

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 236
CEP 70160-900 Fax: (61) 3215-2236
(61) 3215-3236

Juiz de Fora - MG

Av. Barao do Rio Branco 2370, 1301
Centro - Cep 36016-910
(32) 3236-2857

Fale com a Margarida

Ombudsman critica Folha por postura adotada no caso Conti

Luis Nassif

Arrogância, 2 a 0

Vera Guimarães Martins, da Folha de São Paulo

 

(…)

Nem bem assentado o pó da vaia, na noite de quarta, o jornal encalhou num rochedo –ou numa monumental “barriga”, como se denomina nas Redações uma notícia errada. Não chega a ser consolo (nem desculpa), mas, nesta, a Folha não embarcou sozinha. A “barriga” foi compartilhada com “O Globo” e um dos mais conhecidos jornalistas brasileiros, Mario Sergio Conti.

Conti tem currículo incomum. Foi diretor de Redação do “Jornal do Brasil” e das revistas “Veja” e “piauí”. Na TV, mediou o “Roda Viva”, na Cultura, e atualmente ancora o programa “Diálogos”, na GloboNews. Escreveu o livro “Notícias do Planalto”, sobre o impeachment de Fernando Collor.

Colunista da Folha e do “Globo”, procurou os dois jornais para oferecer uma entrevista exclusiva com o técnico Luiz Felipe Scolari, obtida na ponte aérea Rio-São Paulo. O texto chegou tarde e, dadas as credenciais acima descritas, foi direto para a página e o site. Tinha a qualidade e o sabor característicos do autor –só que com o personagem errado. Conti entrevistou um sósia profissional de Felipão.

O erro foi percebido fora da Redação, por um dos repórteres da equipe que acompanha a seleção e leu o site. O post foi retirado. Parte da edição nacional já impressa foi recolhida e destruída. Sobrou a perplexidade diante de erro tão primário.

Não vou listar aqui todas as improbabilidades que deveriam ter ligado o sinal amarelo do colunista ou de quem editou o material. Blogs, sites noticiosos, leitores e diletantes já fizeram isso à exaustão.

Erros, por mais crassos, acontecem, e o episódio Jayson Blair no “New York Times” está aí para mostrar que não é prerrogativa da imprensa nacional. A diferença está em como se lida com eles e, neste aspecto, a Folha ficou devendo.

Na primeira versão, o Erramos do site dizia que o colunista havia sido vítima de trote, versão difícil de engolir quando o próprio entrevistado entregou um cartão escancarando sua condição de imitador. O segundo foi mais direto: “Felipão não falou com colunista da Folha”.

Na quinta à noite, o site publicou matéria com as explicações de Conti e o conteúdo original da entrevista –no que fez muito bem, só que fez muito tarde. A história já tinha ganhado o mundo virtual, levando o jornal a reboque. No impresso, o caso foi relatado na sexta, em reportagem menor e no pé de página.

Em ambas, só Mario Sergio Conti se explica e se desculpa. Ninguém da Folha se pronuncia. O colunista assumiu a falha sozinho. “Foi um erro tolo. Não prejudiquei ninguém, a não ser eu mesmo”, declarou.

É muita modéstia. Faltou lembrar dos prejuízos materiais e do arranhão na credibilidade dos jornais, um ativo que não tem preço.

Fim do jogo (e da semana): Arrogância, 2 x Autocrítica, 0.

Coluna Luis Nassif