Fale com a Margarida

Mande uma mensagem para a Deputada que ela
te responderá em breve.

Gabinetes

Brasília - DF

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 236,
(61) 3215-5236 - dep.margaridasalomao@camara.leg.br

Juiz de Fora - MG

Av. Rio Branco 2370, 1301, (32) 3236-2857

BELO HORIZONTE - MG
Avenida Barbacena, 1018, sala 805, (31) 3504-9736 margaridasalomao.assbh@gmail.com

Fale com a Margarida

Parlamentares, reitores e entidades relançam Frente Parlamentar pela Valorização das Federais

A Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais foi relançada nesta quarta-feira (24), na Câmara dos Deputados. A deputada Margarida Salomão, que presidiu a Frente em duas outras ocasiões e agora integra a coordenação colegiada, criticou as recentes ações do Ministério da Educação (MEC) e reforçou a importância do ato neste momento de ataque ao sistema de educação superior pública gratuita no Brasil. “Estamos vivendo um estado de guerra: guerra declarada à inteligência e às Universidades. Queremos destravar o diálogo com o Governo, superar o estrangulamento orçamentário e financeiro que hoje as Universidades vivem e defender seu grande atributo que é a liberdade de expressão, pesquisa e ensino. Afrontar a autonomia universitária e a Constituição é inaceitável”, destaca.

Margarida ressalta que a Frente atuará ao lado das entidades com o objetivo de debater e construir projetos para a defesa do sistema de universidades federais. “Esta Frente já garantiu grandes avanços para a educação em legislações anteriores, porém estamos vivendo um processo de ataque não só à autonomia universitária, mas também à sua subsistência, por meio de cortes sistemáticos nos orçamentos”, enfatiza.

A frente parlamentar, suprapartidária, contará com uma coordenação colegiada formada pelas deputadas Margarida Salomão (PT-MG), Alice Portugal (PCdoB-BA) e pelos deputados Danilo Cabral (PSB-PE), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Túlio Gadêlha (PDT-PE). Estiveram presentes no lançamento da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais 70 deputados, 5 senadores, reitores e representantes de 67 universidades e instituições federais, além de representações das entidades: Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG), Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituição Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), Observatório do Conhecimento e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.