Fale com a Margarida

Mande uma mensagem para a Deputada que ela
te responderá em breve.

Gabinetes

Brasília - DF

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 236
CEP 70160-900 Fax: (61) 3215-2236
(61) 3215-3236

Juiz de Fora - MG

Av. Barao do Rio Branco 2370, 1301
Centro - Cep 36016-910
(32) 3236-2857

Fale com a Margarida

“Materialização do Parque Tecnológico é consenso”, afirma Margarida

A deputada federal Margarida Salomão compareceu ao Café Parlamentar Temático sobre a concretização do Parque Tecnológico de Juiz de Fora e Região. “Não tenho dúvida nenhuma de que temos um grande consenso sobre a importância da materialização deste projeto”, disse a deputada referindo-se à presença de todas as lideranças políticas e empresariais no encontro. “Nós avançamos na legislação para ter mais investimento público e desburocratizar a relação das empresas com as universidades no desenvolvimento de tecnologia e inovação”, afirmou com destaque para a Emenda Constitucional 85, que tem origem na PEC 290, de sua autoria e aguarda aprovação do Código de Ciência e Tecnologia que já está pronto para ser votado no Senado. Margarida lembrou, ainda, que há 20 anos, na sua gestão como reitora, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia  (Critt) foi criando na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

 

DSC00648

O Parque Tecnológico foi embargado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) há quase três anos, cinco anos depois do seu lançamento. Atualmente, tem área para ser implementado, estudo de viabilidade técnica e econômica, plano de negócios e R$ 40,7 milhões empenhados junto ao Governo federal para as obras. Mas em 2012, houve uma concorrência que está suspensa por possíveis irregularidades.

“O que já foi investido já é razão suficiente para que os governos estadual e federal possam dar continuidade ao projeto”, salientou. Ela concordou com as sugestões dos demais parlamentares para captação dos recursos complementares do projeto, uma vez que o valor empenhado contempla 70% do previsto, mas ponderou que a universidade precisa resolver sua pendência com o TCU para que as verbas possam ser utilizadas de fato.

20150831_101811

“Nossos deputados nos enchem de orgulho porque o partido deles é Juiz de Fora”, disse o presidente da Associação Comercial, Aloísio Vasconcelos que apresentou uma carta compromisso a ser assinada pelas autoridades presentes e a deputada é signatária.

Participaram da mesa do encontro: Paulo Nepomuceno, coordenador do projeto; Nádia Raposo, diretora do Critt; Aloísio Vasconcelos, presidente da Associação Comercial de Juiz de Fora; João José Ferreira Alves, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de JF e 114 Municípios de MG; Paulo Protasio, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro; Bruno Siqueira, prefeito de Juiz de Fora; vereador Zé Márcio Garotinho, representando a Câmara Municipal e os deputados federais, Júlio Delgado (PSB), Marcus Pestana (PSDB), Margarida Salomão (PT) e Wadson Ribeiro (PCdoB).