Fale com a Margarida

Mande uma mensagem para a Deputada que ela
te responderá em breve.

Gabinetes

Brasília - DF

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 236,
(61) 3215-5236 - dep.margaridasalomao@camara.leg.br

Juiz de Fora - MG

Av. Rio Branco 2370, 1301, (32) 3236-2857

BELO HORIZONTE - MG
Avenida Barbacena, 1018, sala 805, (31) 3504-9736 margaridasalomao.assbh@gmail.com

Fale com a Margarida

“PEC da Inovação” é aprovada em primeiro e segundo turno no Senado

O Plenário do Senado aprovou em primeiro e segundo turno por unanimidade na noite desta quarta-feira (17), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2014, de autoria da deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), que altera vários dispositivos constitucionais para assegurar que a pesquisa e inovação tecnológicas sejam assunto prioritário de Estado. A matéria segue para promulgação da presidenta Dilma Rousseff.

“Essa é uma grande vitória para a sociedade brasileira. Conseguimos criar um novo enquadramento institucional para ciência e desenvolvimento do Brasil. É uma notícia auspiciosa que nos permite pensar numa inserção mais competitiva do nosso comércio exterior que sofre por ser exportador de produtos primários. Afinal, o fato é que, hoje, a economia mundial se move pela inovação. Nós temos condição de oferecer essa contribuição parlamentar para que nós possamos vir a integrar a economia do conhecimento”, afirmou a deputada Margarida Salomão.

Após a sanção da presidência, o estimulo ao acesso à tecnologia, à pesquisa e à inovação vai integrar, por lei, a lista de competências constitucionais comuns da União, dos estados e dos municípios. O objetivo é impulsionar a pesquisa nacional e a criação de soluções tecnológicas que melhorem a atuação do setor produtivo. As modificações constitucionais também vão permitir a integração entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas, aliando os esforços para desenvolvimento do país.

Pelo texto, as atividades de estímulo à pesquisa e fomento à inovação não serão realizadas apenas por universidades, mas também por instituições de educação profissional e tecnológica, como o IF Sudeste, por exemplo (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Sudeste de Minas Gerais).

 

INOVACAO_FACE