Fale com a Margarida

Mande uma mensagem para a Deputada que ela
te responderá em breve.

Gabinetes

Brasília - DF

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 236,
(61) 3215-5236 - dep.margaridasalomao@camara.leg.br

Juiz de Fora - MG

Av. Rio Branco 2370, 1301, (32) 3236-2857

BELO HORIZONTE - MG
Avenida Barbacena, 1018, sala 805, (31) 3504-9736 margaridasalomao.assbh@gmail.com

Fale com a Margarida

Proposta relatada por Margarida Salomão define regras para pesquisas eleitorais

“A proposta amplia a transparência da divulgação tanto dos resultados das pesquisas eleitorais quanto da metodologia utilizada.” Com essa avaliação, a deputada Margarida Salomão defendeu que o projeto de lei que disciplina a realização de pesquisas eleitorais seja aprovado pelo Congresso Nacional. O texto foi relatado pela parlamentar e aprovado nesta quarta (06) na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.

Deputada Margarida Salomão (FOTO: Gabriel Paiva)

O projeto estabelece que todas as informações relacionadas à realização da pesquisa devem ser tornadas públicas e acessíveis aos eleitores. “As pesquisas eleitorais são um instrumento útil para o pleno exercício do direito ao voto. Por meio delas, é possível que o cidadão obtenha informações sobre as tendências de intenção de votos nos candidatos e possa estabelecer suas estratégias nos pleitos”, afirma Margarida Salomão.

Entre essas informações, estão o valor total da pesquisa e a origem dos recursos, o nome do estatístico responsável pela coleta e tratamento de dados, a metodologia aplicada e o período da coleta. A deputada que o projeto observa principalmente a utilização da internet para divulgação das informações, e destacou que a proposta não fere a liberdade de expressão.

A proposta segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Casa.

Leia também: